Monday, November 25, 2013

LG G2 (D802) - Review

Bem, após ter comprado um Nexus 4 e o ter usado durante duas semanas, eis que o bicho decide mergulhar do braço do sofá e cometer suicídio. E o resultado do infeliz acidente:

O display ficou inutilizável, nem o touch estava a funcionar.
Felizmente na altura em que o comprei já estava a prever uma desgraça e investi num seguro, que se veio a revelar muito útil, que me restituiu o valor que o telemóvel custou.

Com o valor que me devolveram e mais algum que pus do meu bolso, decidi investir num brinquedo que já tinha andado a namorar mas sempre pensei que estaria completamente fora do meu orçamento: o Lg G2.

Comprei em branco, apesar de ter tido de esperar uma semana a mais pela encomenda. Acho-o mais bonito que o modelo preto.
Mas vamos parar de divagar e vamos ao que interessa: a review.

Não vou estar aqui a detalhar todas as especificações técnicas porque acho que se alguém anda à procura de reviews já tem a priori conhecimento das specs do equipamento, e o que quer mesmo é uma opinião pessoal de alguém que já experimentou o equipamento.Vamos ao que interessa:

- O mau
Ok, vamos tirar esta pedra do caminho de uma vez: a qualidade de construção não é a melhor. O telemóvel é de policarbonato e hoje em dia num mundo de iPhones, HTC One's e outros que mais, que possuem um frame de alumínio, um telemóvel desta categoria e a este preço deveria ter recebido por parte da LG uma atenção diferente no que toca à qualidade de construção. Se pressionar em algumas partes da traseira é possível ouvir um chiar do plástico. Decorrente do policarbonato há também o facto da traseira ser um íman de impressões digitais, principalmente a versão em preto. Não há volta a dar, a não ser que  usem uma case. Cada vez que emprestarem o vosso telemóvel a alguém vão-se sentir mal pela quantidade de manchas e impressões digitais que ele apanha na traseira, dá a impressão de que não lavam as mãos há meses.

Outra coisa que é inadmissível num equipamento deste calibre é não possuir memória extensível - slot de micro-SD. Foi mal jogado pela LG, mais uma vez, incorporarem no smartphone uma câmera com tamanha qualidade e capacidade, e depois não igualam com a hipótese de poder armazenar os pesados vídeos de 1080p @60fps numa memória externa.

O terceiro e último drawback do equipamento, na minha opinião, é o facto de não ter uma bateria removível. Mas é apenas o reflexo do mundo consumista em que vivemos. Se a bateria de um telemóvel se estraga, porquê comprar outra quando podemos gastar o triplo num telemóvel novo? (verdade seja dita que de facto muita gente hoje em dia não tem um telemóvel mais de 1 ano e meio, no máximo. Mesmo assim, a hipótese de poder eventualmente trocar a bateria era melhor do que não ter opção de escolha)

- O bom

Bateria: Ponto assente do mau de não a poder remover, este é de LONGE o telemóvel com maior capacidade de bateria que usei nos últimos anos, e o melhor se comparar apenas com outros android que tive. Não sei se isso se deve à grande capacidade da mesma, a algum tweak na UI da Lg ou um pouco dos dois, mas a verdade é que isto parece que nunca mais esgota! (Já li que se deve muito ao facto do telemóvel ter um módulo de GRAM, dedicado para o ecrã, que poupa até 20% de bateria)

Com uso moderado. Tirar fotos, fazer upload para o instagram, ir às redes sociais, responder a alguns emails, navegar na net e fazer cerca de 3 chamadas de 20min cada uma.




Chegando aos 25% tive mesmo de gastar a bateria de propósito, porque ia estar fora de casa todo o dia seguinte e não o ia poder carregar. Se o tivesse deixado descarregar sozinho tinha facilmente chegado às 65h de uso.


Display: Não tenho outra palavra que não fenomenal. Cores não demasiado saturadas mas também não demasiado washed up, com uma iluminação fantástia. O facto de como é possível um ecrã de tamanha dimensão conseguir caber dentro de um equipamento que é pouco maior em dimensão que um Galaxy Nexus - que tem um ecrã de 4.6" - é algo que me ultrapassa completamente.

Camera: Vindo de uma linha de Nexus, que não são famosos pela qualidade da camera, fiquei bastante surpreendido com este telemóvel. Ao contrário do que muitos pensam, ter mais megapixeis não significa melhores fotos. Mais megapixeis significa apenas que podem aumentar mais a foto, perdendo menos detalhe. O resto da performance está associada ao sensor. E este não desilude. Está par a par com a camera do HTC One, levando um pouco a vantagem na questão do zoom, campo em que o One não se porta muito bem. Comparando com um iPhone 5s, são simplesmente duas categorias diferentes.

Performance: Em tarefas do dia a dia não conseguimos admirar a velocidade deste equipamento pelo simples facto de tais tarefas não representarem sequer um desafio para o massivo Qualcomm Snapdragon 800 @2.26GHz. Não há um pingo de lag em nenhuma ocasião. Não gosto necessariamente de correr benchmarks porque sou da opinião de que não representam o uso real no dia a dia, mas aqui vai:
Fiquei surpreendido por ultrapassar até o GNote 3. O telemóvel está todo de origem. Sem mods nem root.

Som: Não é mau, nada mau mesmo, mas também não se pode dizer que é o melhor. Neste campo o HTC One ultrapassa bastante a qualidade das colunas do G2. Mas metemos uns headphones de qualidade, e aí o caso muda de figura. E aí o G2 leva a taça, com a sua capacidade de reproduzir áudio a 24 bits.


O discutível:

A UI (interface) da LG: é discutível porque ou se gosta ou se detesta; não há meio termo. Pessoalmente, como já referi anteriormente, vim de uma linhagem de Nexus, que como sabem, usam android vanilla. Por muito bom que seja ter um equipamento livre de bloatware de marcas, por vezes dei por mim a pensar "gostava mesmo de ter X funcionalidade no telemóvel!". É um facto que a Lg meteu muita coisa que sinceramente não interessa assim tanto na interface, verdade, mas também meteu funcionalidades incrivelmente úteis. Entre elas destacam-se o KnockOn, obviamente, e o QuickMemo, SlideAside, QSlide. Coisas incrivelmente úteis no dia-a-dia, que tornam a experiência de usar o telemóvel tão mais intuitiva.

Os botões físicos: mais uma coisa que ou se odeia ou se detesta. Para quem não sabe, estão colocados na traseira do telemóvel, imediatamente por baixo da camera. Pessoalmente, posso dizer que tenho o telemóvel há 5 dias e usei os botões físicos 3 vezes, se tanto. Com as funcionalidades acima referidas, principalmente o KnockOn para bloquear e desboquear o ecrã, as teclas físicas tornam-se praticamente inúteis.


Conclusão:
É de longe, e sem discussão possível, o melhor telemóvel que já tive. É a primeira vez que posso dizer, com confiança, que tenho um telemóvel que me vai durar mais de um ano sem ter qualquer pensamento ou intenção de fazer upgrade. (eu sou o tipo de pessoa que vê horas de vídeo de reviews e unboxings de vários telemóveis, com uma taça debaixo do queixo para apanhar a baba toda, só para escolher 'o tal').
É um telemóvel com um hardware fenomenal dentro de um corpo de plástico que não lhe faz justiça. Mas para quem estiver disposto a comprar uma case para esconder essa falha e pôr isso para trás das costas, terá na mão de longe o melhor smartphone do mercado neste momento.


Edit:
Tinha na ideia fazer uma pequena menção aos Quadbeat 2, os phones in-ear que vêm com o G2.
A nível que qualidade de som, são decentes. Bons graves, ainda que não muito profundos, e mid tones claros e límpidos. No entanto, e apesar da boa qualidade que têm, são completamente inutilizáveis. O fio de estilo achatado que dizem servir para evitar que se formem nós não evita nada. E este estilo de fio torna-se bastante rígido. O que isso significa é que qualquer que seja o tamanho das borrachas in-ear que usem (os phones trazem 3 tamanhos), e por mais bem encaixados que os metam nos ouvidos, o fio sendo mais rijo que o normal literalmente empurra os buds para fora das orelhas ao mais pequeno movimento com a cabeça. Dei por mim a ter de reajustar os earbuds nas orelhas a cada 2 minutos para que não caíssem. Em vez de relaxar enquanto ouvia música, acabei por ficar irritado e tive de guardar os phones no bolso porque já não aguentava mais usá-los. Na minha opinião são simplesmente um fracasso, pois não cumprem com a tarefa básica que quaisquer phones.

6 comments:

  1. Concordo em quase tudo o que foi dito na review!
    Acrescentava só acerca da tecnologia li-po da bateria, que é muito desconhecida no mundo dos smartphones, e é mais 'poderosa' que as li-on habituais!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não quis abordar esse tema apesar de ter conhecimento porque já li que as Li-ion eram melhores, como também já li que as Li-po eram superiores. Como não entendo muito do assunto, preferi não estar a falar de cor e arriscar-me a dizer alguma asneira. Mas tens razão, pelo que li são baterias com tecnologia mais recente que as Li-ion, e à partida superiores.

      Delete
  2. Obrigado pelo review honesto e esclarecedor!
    Eu estava indeciso entre o nexus 5, o lg G2 e moto G.

    Excluí o moto G porque depois de ter tido um telemóvel 5 polegadas(Galaxy Grand duos) o seu ecrã pareceu-me pequeno.

    Excluí o nexus 5 após ter lido o teu post e também por estar fascinado com o meu tablet da lg.

    Amanhã vou comprar o meu lg G2.

    Já tenho o super tablet da lg LG TAB 8.3 e não ligo o meu PC há um mês...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boas! Ainda bem que consegui ajudar. Espero que estejas feliz com a escolha. O meu G2 foi definitivamente a melhor compra que fiz nos últimos tempos, nunca pára de me surpreeder (;

      Delete
  3. Boa review! tenho um à pouco tempo e acho-o fantástico ! não sei é que aplicações meter nele para ir testando o poder e a velocidade dele. se fizesse uma menção do que usas e qual o seu comportamento também acharia bastante interessante

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boas!
      Não sei bem o que queres dizer com 'testar' a velocidade... Tens sempre benchmarks para testar o telemóvel e dar um score, mas isso nunca representa o uso 'real' do dia-a-dia. A melhor maneira de o testares é simplesmente usá-lo. Não me considero um heavy user, é raro ter algo que puxe muito pelo 'bicho', por isso também não sei se sou a mlhor pessoa para te aconselhar. Mas se queres puxar um bocado mais por ele instala algum jogo mais pesado como o Dead Trigger 2, Deer Hunter 2014, algo que puxe pelo hardware. Se tiveres Root podes também instalar o FPS Meter e monitorizar os fps enquanto jogas. Se ele não laggar muito, é bom sinal. (e duvido que o faça).

      Delete