Friday, October 18, 2013

A importância das garantias | The importance of warranty

Sei que no primeiro post disse que este blog não ia ser exclusivamente sobre tecnologia, mas não resisti a começar com um tema relacionado, e neste post vou seguir a mesma linha.
Aquilo de que vos quero falar não é necessariamente de tecnologia em si, mas como o título indica, das garantias de equipamentos que adquirimos nas lojas, maioritariamente tecnológicos, mas na verdade de tudo um pouco.
Ora quando nós, consumidores, nos dirigimos à Worten, Fnac, Rádio Popular, etc e afins para comprar o nosso novo computador portátil, a nossa nova máquina fotográfica, telemóvel, ou máquina de lavar roupa, é-nos dada a informação, ao balcão, de que temos 4 dias para devolver o equipamento, 14 dias para trocar e 2 anos de garantia. Mas a verdade é que muita gente simplesmente ignora esta informação, guarda-a num canto escuro da sua mente, e quando, um ano depois, o equipamento se avaria "é uma ganda chatice, já viste bem o que vou pagar de arranjo?...". Pois, mas só pagas porque queres...
Accionar a garantia dos equipamentos é um direito do consumidor, e as empresas, tirando casos de má utilização por parte do proprietário, só têm de, como se diz em bom português, comer e calar, e arranjar as coisas a custo zero.
Ora isto, pensando bem, já poupa uns trocos... Quantas vezes é que o vosso computador avariou e o levaram à loja informática ali da esquina para lhe meterem um disco rígido novo, ou porque a placa gráfica morreu e o computador se recusa a ligar?... Pois é, podiam ter tido tudo muito bem arranjadinho, e sem pagar nada.
Mas verdade seja dita que nem tudo são rosas. Regra geral têm de esperar até 30 dias para recuperarem o equipamento arranjado. É muito tempo e é chato quando se trata de um equipamento importante no nosso dia a dia. Mas o lado bom é que, segundo a lei em vigor em Portugal, passando o prazo dos ditos 30 dias podem simplesmente dirigir-se à loja e exigir um novo equipamento ou o dinheiro de volta... E acreditem, as lojas/empresas são muito lentas a arranjar as coisas em garantia, e nem sempre respeitam os prazos.

Para terminar deixo-vos 2 exemplos em duas lojas diferentes e de dois equipamentos diferentes em que activei a garantia da marca, os 30 dias passaram e pude exigir um novo equipamento.

Computador portátil:
Novo, melhor que o que tinha antes, que já tinha comprado à 21 meses. Trouxe ainda um talão e 130€ de oferta porque no dia que me trocaram o portátil existia uma promoção e que acumulava 20% em talão.















Telemóvel:
Aconteceu 2 meses depois da situação com o portátil. O telemóvel que tinha avariou, e enviei para garantia. Mais uma vez que prazo passou, e devolveram-me o valor inicial (400€). Consegui comprar um modelo superior por 349€ e ainda me sobraram 50€ de lucro.

















Toda a gente gosta de coisas grátis. :D

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I know that on the first post I said that I this blog was not going to be purely about technology, but  couldn't resist to start from there, and this new post will follow the same line, so to speak.
What I want to talk to you about is not really technology, but as the title says, the product warranties that companies 'give' you at the time you're buying any product.
First of all, I'm only talking about Portuguese laws, so if you're foreign I'd advise you to search some on the web about the consumer laws in your own country.
Now when we, consumers, head to some store like Fnac, Worten, Rádio Popular and so one with the intention to buy some product, either a new laptop, camera, cellphone or even a washing machine, at the time we're cashing out someone gives us the usual information that we have 4 days to return the equipment, 14 days to trade it for a new one and 2 years of warranty.
But  truth be told, most people simply ignore this information, and some months or a year later, when whatever you bough brakes down, it's a "huge pain in the butt" because you have to pay for it to be fixed... Yes, and you're only paying because you want to...
Activating products' warranty is a consumer's right, and every company, apart from misuse cases from some costumers, have nothing to do or say besides just fixing your equipment for free.
Now this would save you a couple of bucks... Just think: how many times have you ever taken your computer, which just recently broke down, do the nearest technology-like store so you could have it fixed right away? Yeah, it probably cost you some nice money too... And you could have had done for free.
But truth be told, not everything is that simple. You usually have to wait around 30 days to have your equipment back, which kinda sucks.
But there's an upside to that: after the 30 day deadline is over, you can just go to the store and kindly request a new equipment, or your money back... And believe me, most stores/companies are ridiculously slow and do not meet their deadlines at all... So that means free upgrades!

In the last 3 months was actually able to get both a laptop and a new phone entirely free (pictures above).
And everybody loves free stuff :D

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